Transporte de Resíduos Perigosos

TRANSPORTE DE RESÍDUOS PERIGOSOS

Transportadores de resíduos perigosos são indivíduos ou entidades que movem resíduos perigosos de um local para outro por rodovia, ferrovia, água ou ar. Os transportadores de resíduos perigosos desempenham um papel fundamental no sistema de gerenciamento de resíduos perigosos, fornecendo resíduos perigosos do ponto de geração até o destino final. Isso inclui o transporte de resíduos perigosos do local do gerador para uma instalação que possa reciclar, tratar, armazenar ou descartar os resíduos. Também pode incluir o transporte de resíduos perigosos tratados para um local para posterior tratamento ou descarte.

TRANSPORTE DE RESÍDUOS PERIGOSOS

Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos

QUEM SÃO OS TRANSPORTADORES DE RESÍDUOS PERIGOSOS REGULAMENTADOS?

O transporte de resíduos perigosos para fora do local inclui remessas de instalações ou propriedades de um gerador de resíduos perigosos para outra instalação para tratamento, armazenamento ou descarte.

INSTALAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA

Os transportadores que aceitam resíduos perigosos de um gerador ou outro transportador podem precisar reter os resíduos temporariamente durante o curso normal do transporte. Uma facilidade de transferência é definida como qualquer instalação relacionada a transporte, como docas de carregamento, áreas de estacionamento, áreas de armazenamento e outras áreas similares onde as remessas são temporariamente mantidas.

Um transportador de resíduos perigosos pode reter resíduos sem uma licença de armazenamento em contêineres em uma instalação de transferência por 10 dias ou menos, contanto que o resíduo seja manifestado e mantido em contêineres de especificação. O armazenamento em contêineres estacionários é proibido, a menos que a instalação de transferência tenha uma permissão ou status provisório.

Se um transportador armazenar resíduos em contêineres em uma instalação de transferência por mais de 10 dias, a instalação de transferência se tornará uma instalação de armazenamento sujeita a todos os requisitos aplicáveis ​​para instalações de tratamento, armazenamento e descarte.

PRECAUÇÕES DO TRANSPORTE DE RESÍDUO PERIGOSO:

Observação e pesquisa antecipada de condições do veículo, como boa manutenção, estado físico e mecânico do transporte.

Investigação do volume de tráfego das vias, sinalização e monitoramento de acidentes.

Verificação do material: lacres, vedações, válvulas ou conexões e mecanismos de contenção.

Experiência e certificação do motorista com o trabalho nesse segmento.

Verificação global de equipamentos, veículo e matérias que estejam dentro do perfil de segurança de modo a evitar riscos de explosões e acidentes.

Adoção de medidas de prevenção.

Como otimizar a segurança desse material durante o transporte?

TRANSPORTE DE RESÍDUOS PERIGOSOS E DESTINAÇÃO FINAL.

Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos Transporte de Resíduos Perigosos

ESTEJA ATENTO AOS SEGUINTES PONTOS DESCRITIVOS:

Conhecer o material: Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer esse material, qual o grau de periculosidade, sabendo quais são as substâncias e componentes que estão inseridos no mesmo. Ter também uma dimensão da vulnerabilidade do mesmo durante o trajeto de transporte.

Zona de transporte e sua distribuição: Conhecer o ambiente e o trajeto, além do ponto para a distribuição dos produtos, é imprescindível, de maneira que possa haver uma estabilidade e cronograma de desenvolvimento do trabalho com proteção.

Regulamentações: A Universo mantém os registros e documentações atuais de liberação do transporte e desenvolvimento do trabalho de coleta e entrega, evitando multas e problemas com os órgãos competentes.

Embalagem: Fazer as verificações importantes das condições das embalagens e suportes é essencial para não causar riscos ou ter problemas quanto ao transporte. Análise antecipada de material com rachaduras ou com qualquer outro tipo de danos pode minimizar os riscos, além da importância de prover e manter um alicerce com materiais absorventes, com trancas e com amortecimento, isolando cada item.

Identificação: Todo material deve possuir identificação com descrição detalhada dos ingredientes e substâncias químicas, além de tabelas e informações dos riscos trazidos, se houver exposição sem precauções.

Treinamento e aperfeiçoamento: Outro ponto importante sobre a questão do desenvolvimento do trabalho de transporte de cargas e resíduos perigosos é a respeito do treinamento e aperfeiçoamento dos condutores, que devem estar devidamente habilitados e preparados para possíveis problemas e possuir competências na gestão de soluções, caso haja algum imprevisto, vazamento ou problema ocorrido durante o trajeto, por isso nós da Universo valorizamos a questão humana envolvida no processo, pois somente com profissionais extremamente bem treinados e comprometidos com a empresa é possível realizar o trabalho com total eficiência.

Sinalização do transporte: Por fim não podemos esquecer-nos da sinalização para cada tipo de resíduo, cumprindo assim com as leis ambientais. Resíduos perigosos são materiais contaminados que representam risco à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública e que não podem voltar à natureza sem tratamento específico.

CIV (Certificado de Inspeção Veicular): inspeção obrigatória para veículos que transportam produtos perigosos. A inspeção se baseia em: inspeção visual – detalhes do veículo, sistema elétrico, de freios e de segurança, emissão de gases, direção, suspensão e transmissão; e inspeção mecanizada – eficiência do sistema de freios e emissão de gases poluidores.

CIPP (Certificado de Inspeção de Transporte de Produtos Perigosos): inspeção obrigatória para equipamentos utilizados para o transporte de produtos perigosos, tais como: carroceria, caçamba, dentre outros.

ANTT (Exigências da Resolução nº 5.232/2016 da ANTT ): regularização de transporte de produtos perigosos ao que se refere a embalagem, sinalização, dentre outros, transporte de quantidade limitada.

Licença de Transporte Estadual: documento da SECIMA que autoriza os veículos transportarem resíduos perigosos. Para isso, é necessário que a empresa atenda todas as condicionantes envolvidas, tais como CIV, CIPP, MOPP, dentre outras.

Licença de Transporte Interestadual: licença para transporte de resíduos perigosos emitida pelo IBAMA.

Licença de Operação: licença da SECIMA que autoriza o funcionamento da empresa para atuar com coleta, tratamento, gerenciamento e destinação de resíduos perigosos, adequando às medidas de controle ambiental.

Ficha de Emergência: documento que contém dados do expedidor, classificação do resíduo, seu aspecto, uso de EPI´s, possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente e providências a serem tomadas caso haja algum acidente. A NBR 7503:2015 normatiza detalhadamente como deve ser esse documento, desde o papel à impressão.

Plano de Emergência e Contingência: plano de ações emergenciais ao motorista e ajudante, caso ocorra um acidente. Este documento contém telefones, normas e procedimentos lógicos para contenção de danos ao meio ambiente.

Manifesto de Transporte: documento obrigatório que acompanha a nota fiscal. Deve constar a operação de transporte, UF de origem, UF de destino, veículo que realizará o transporte e o motorista.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação): categoria C ou D e direção defensiva, dentro da data de vigência.

Certificado de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos): certificação do curso especializado em transporte de resíduos perigosos. O curso prepara e ensina o motorista a utilizar equipamentos de segurança individual, a realizar primeiros socorros e a atuar de forma segura no trânsito.

Envelope de Transporte: envelope com todas as métricas exigidas pelas normas de transporte de resíduos perigosos contendo documentação apresentada.

Resíduos perigosos são o tipo de resíduo que requer o maior cuidado tanto na coleta, acondicionamento, transporte e principalmente na destinação final. Em geral, o transporte de resíduos perigosos é um serviço quase que exclusivo às indústrias, pois esses materiais são os que são usados em diversos processos de produção.

Que tipos de resíduos perigosos existem?

Produtos inflamáveis.

Tóxicos.

Patogênicos.

Corrosivos.

Reativos.

Oxidantes.

Substâncias infectantes.

Material radioativo.

Explosivos.

O SISTEMA ALTO VÁCUO E UTILIZADO PARA LIMPEZA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS BIOLÓGICOS, FÍSICOS E QUÍMICOS, ENCONTRADOS EM:

1 – DESENTUPIDORA 24 HORAS

Central de Atendimento 24 Horas para atender você a qualquer momento. Afinal sua tubulação não avisa quando vai entupir não é verdade?!!

2 – DESENTUPIMENTO POR HIDROJATEAMENTO

Além das máquinas rotativas convencionais, contamos com modernos equipamentos para desentupir por hidrojato. O que além de desobstruir também faz uma limpeza na tubulação de esgoto, o que ajuda a evitar futuros entupimentos.

3 – PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS

Profissionais capacitados com muitos anos de experiência, capazes de resolver qualquer problema na sua casa ou empresa.

4 – ATENDIMENTO RÁPIDO

Com equipes estrategicamente em diversas cidades do Brasil conseguimos atender rapidamente qualquer solicitação, não importa em qual cidade você está, chegaremos rápido e resolveremos seu problema!

5 – PROGRAMA DE FIDELIDADE

Participe do nosso programa de fidelidade, com ele você receberá descontos especiais nos próximos serviços.

6 – PLANOS ESPECIAIS PARA INDÚSTRIAS E CONDOMÍNIOS

A melhor forma de evitar entupimentos é a prevenção, pensando nisso desenvolvemos planos especiais para Indústrias e condomínios. O que contemplam desde pias e ralos entupidos até limpeza de fossa e caixas de gordura e melhor, ao contratar um plano preventivo você não terá surpresas na hora que receber a fatura!

7 – MUITOS ANOS DE EXPERIÊNCIA

Ao contratar uma empresa desentupidora é essencial saber se a mesma possuí experiência, pois profissionais mal capacitados podem danificar permanentemente sua tubulação. Possuímos mais de 30 anos comprovados de experiência atuando na cidade de São Paulo.

8 – FROTA AMPLA E MODERNA

Um de nossos maiores orgulhos é a nossa frota, pois possuímos veículos modernos e preparados para resolver qualquer situação.

Para isso contamos com veículos para atender pequenas ocorrências em residências e comércio. Também caminhões para limpeza de fossa de pequeno médio e grande porte ideais para atender grandes demandas como indústrias e condomínios.

9 – DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS

Todos os resíduos coletados por nossos caminhões limpa fossa, ou na limpeza de caixas de gordura é destinado para estações de tratamento de esgoto da Attend Ambiental e a cada descarga desses resíduos é recebido um documento chamado “manifesto” que diz exatamente o quanto foi descarregado e comprova a destinação correta dos resíduos coletados.

10 – PREÇOS IMBATÍVEIS E GARANTIA DE QUALIDADE.

Além de toda qualidade que oferecemos, você também pode contar com o melhor preço de serviços com garantia!

COLETA E TRANSPORTE DE EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS COM ATENDIMENTO EMERGENCIAL 24HS.

A Desentupidora oferece o que existe de melhor em desentupimentos, serviços de limpeza e saneamento. Ao longo dos anos vem atendendo pequenos, médios e clientes dentro dos segmentos. Atendemos residências, condomínios, indústria, comercio e setores públicos.


LIMPEZA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Contents