Limpeza de Caixa Separadora de Posto de Combustível

Limpeza de Caixa Separadora de Posto de Combustível

Esquema de funcionamento da caixa separadora de água e óleo

CENTRAL DE ATENDIMENTO

11 99791-9882

11 3211-0000

Determinações sobre a instalação de caixa separadora de água e óleo

Desde o ano 2000, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabeleceu o Licenciamento Obrigatório obrigatório para todos os postos combustíveis do Brasil, para conscientizar os proprietários de postos sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. O licenciamento estabelece que os tanques devem ter paredes duplas de materiais que impeçam o vazamento e possibilitem monitoramento constante; prevê análise do lençol freático e dos solos das imediações do local, para identificar possíveis contaminações e agir imediatamente ao qualquer sinal de problema ambiental; inserção de válvulas no respiro dos tanques para impedir que os gases poluam a atmosfera; todas as embalagens de óleos e lubrificantes devem ser recolhidas por empresas de reciclagem especializadas, que destinarão corretamente; as áreas de lavagem e abastecimento devem ser concretadas e impermeabilizadas, cercadas por canaletas a fim de que todos os resíduos provenientes da lavagem de carros e carregados pela água da chuva sejam conduzidos até uma caixa separadora de água e óleo. A não instalação e manutenção de caixas separadoras de água e óleo em postos de gasolina prevê reclusão de 1 a 5 anos, e multa que pode chegar a 50 milhões de reais.

Não somente em postos de gasolina, as caixas separadoras de água e óleo devem ser instaladas em concessionárias e oficinas, pois em todos esses ambientes há constante presença de óleos, graxas e detergentes que devem ter destinação correta, sem riscos à segurança da população e respeitando o meio ambiente. Além da contaminação das águas, os resíduos correm o risco de formar gases inflamáveis na tubulação, que podem explodir a qualquer faísca.

Importância de limpezas periódicas da caixa separadora

Duranta o funcionamento, as caixas separadoras de água e óleo acumulam óleo que antes estava misturado com a água e outros resíduos sólidos como areia, lama e outros. É fundamental que as caixas separadoras passem por limpeza e manutenção periódicas completas, em que as tubulações sejam temporariamente bloqueadas de modo que não sejam descarregados afluentes durante a limpeza, possibilitando a drenagem total do óleo, destinando esse resíduo contaminante aos locais adequados. Para isso, recomendamos que a limpeza seja realizada por profissionais especializados, a fim de que não haja riscos de acidentes com os resíduos e contaminação ambiental por má administração dos efluentes.

Ao contratar a D&D Ambiental para realização do serviço, você garante a implementação das melhores tecnologias do mercado para remoção dos resíduos da caixa separadora de água e óleo. Nossas máquinas fazem a sucção de todos os dejetos por alto vácuo e lavam as caixas pelo processo de hidrojateamento. Após a limpeza, todos os resíduos coletados são levados até o local de tratamento adequado, com emissão de laudo para o cliente.